Game: Until Dawn - PS4

Ano: 2015
Plataforma: Playstation 4
Gênero: Survivor Horror
Produtora: Supermassive Games


Trailer:




  Until Dawn faz parte de um gênero de games que eu não sei se possui um nome especifico, mas eu defino como "filme interativo", este estilo foi popularizado com o jogo Heavy Rain de PS3 e basicamente se trata de... um filme interativo. O jogo se passa com cenas e o papel o jogador é tomar decisões durante essas cenas que iram alterar o curso do jogo, como respostas em diálogos, escolher um caminho, mover ou pegar objetos e apertar algum botão na hora certa (recurso conhecidos como Quick Time Event, muito popular em God of War por exemplo).

  A história do jogo se passa em 2014, as gêmeas Hanna e Beth com seu irmão Josh e amigos estão
em uma festa na cabana da família nas montanhas. Hanna é apaixonada por Mike e Emily, namorada dele, se incomoda e resolve pregar uma peça cruel nela com a ajuda dos outros. Hanna foge para a floresta depois da piada dos amigos e Beth corre atrás da irmã, mas logo elas percebem alguém as seguindo e fogem, acabando caindo de um penhasco.

  Um ano depois da tragédia, nenhum corpo ou suspeito foi encontrado, a busca pelas meninas é abandonada. Josh, o irmão das gêmeas reúne todos os amigos na cabana da montanha, como um modo de relembrar das irmãs e reaproximar seus amigos. Os presentes são Josh, seu melhor amigo Chris; Ashley, interesse amoroso de Chris; Emily, agora ex-namorada de Mike; Matt, atual de Emily; 
Mike e Jessica, atual interesse de Mike. O grupo começa a passar por acontecimentos estranhos, um maniaco os persegue e os ataca, realizando brincadeiras e joguinhos de vida ou morte, além disso, todos possuem o peso da culpa pelo acidente das gêmeas, e novas pistas cada vez mais bizarras são encontradas, uma mina antiga e um sanatório ilegal abandonado, sem contar algumas pequenas aparições sobrenaturais. 

 Após se reunirem nas montanhas, o começo do jogo trás situações de conversas, escolhas simples, e treinos para que o jogar se habituar, assim descobrindo a relação dos personagens uns com os outros. As principais são escolher entre duas opções nas conversas ou ações, apertar botões em reflexos rápidos ou mover objetos, tiros de bola de neve entre outras coisas pouco relevantes. O jogo possui 10 capítulos, sendo uma contagem regressiva de uma em uma hora até o amanhecer (por isso o nome Until Dawn - Até o Amanhecer em tradução livre), os capítulos vão variando o personagem utilizado entre os oito amigos. O jogo segue a 'filosofia' do Efeito Borboleta, cada ação, mesmo que pequena, pode alterar eventos futuros catastroficamente. Todos ficam registrados no menu para o jogador ver as possibilidades que faltam. Também há vários itens e registros importantes da história para serem colecionados, e Totens que dão dicas de possíveis acontecimentos futuros. 

  O jogo porém possui algumas decepções: apesar de parecer que possui muitos caminhos, muitas opções são "falsas" e as duas de uma mesma cena acabam tendo as mesmas consequência, ou simplesmente não interferem em nada na história. Outras ações são irrelevantes como apertar o botão "triangulo" para fazer o personagem desviar, mas se não apetar ele desvia sozinho, ou escolher um os amigos para salvar e o mesmo é salvo em qualquer das opções. 

  O jogo segue com o objetivo de manter os oito personagens vivos até o amanhecer. Porém, alguns morrem sem o jogador entender qual ação o levou a isso, e em alguns casos, é uma ação completamente desconexa, um exemplo é que uma das personagens só sobrevive se você escolher o caminho mais perigoso que o mais seguro com outro personagem, no momento essa decisão não munda nada na história e nem tem ligação com a sobrevivência. O jogo tem menos opções e alternativas do que aparenta.

  Outro fato que me decepção um pouco foi o próprio enredo e a revelação do assassino. O jogo se desenrola com pistas e dicas de acontecimentos do passado da montanha, cada um deixando o jogador mais ansioso tentando ligar os pontos e tudo acontecendo de maneira sutil, e quando tudo é revelado, a verdade é meio decepcionante pela expectativa criada, já que tanta coisa passa pela cabeça do jogador. Porém, não deixei de achar interessante a escolha da natureza do vilão, já que é algo que não vemos em tantas obras. ( não quero dar spoiler disso, mas quem quiser saber o que é passe o mouse no escrito em branco a seguir: Wendigos)

 O ps4 inovou dublando games, algo há muito desejado pelos fãs, principalmente os com dificuldades em outros idiomas. Until Dawn é um desses games, porém a dublagem deixa a desejar. várias frases possuem entonações erradas para as situações, alguns falas são ditas sem emoção enquanto outras são exageradas e pouco convincentes, alguns até bizarros. Além das vozes estarem em volumes diferentes uma das outras e bem mais baixas que o restante do jogo, nos fazendo manter o controle da televisão ao lado para abaixar e aumentar o volume quando precisar. Mas acredito que com o tempo esse tipo de dublagem irá se aperfeiçoando.

  O jogo compensa sendo uma aventura diferente do habitual, e por experiencia própria, fica bem divertido jogar com os amigos para decidir o que fazer. Como o jogo se volta muito para a interação dos personagens, todos são bem aprofundados e caracterizados: alguns nos apegamos e queremos salva-los, outros odiamos e mal esperamos para mata-los. Também possui cenários e ambientes bem trabalhados e garante bons sustos. Apesar das falhas, é um jogo que vale muito a pena. A trilha sonora também é um ponto forte no jogo,  me apaixonei pela musica tema, 'O Death'.


  Outra coisa interesse de se ver sobre o jogo são os Making-off e Behind Scennes, como foi feita a animação dos personagens usando atores, a gravação da trilha, desenvolvimento do cenário e até a reação dos próprios atores ao jogarem.


Capas e Walpapers:





E não podia deixar de fechar o post com a escolha do game que mais me identificou.

Comentários

  1. O jogo tem uma temática bem legal. Imagino que seja legal jogar, pelo suspense todo que ele trás.Deu bastante pena das gêmeas, e foi uma sacanagem que a galera ai fez, pelo menos no final eles pagaram pela babaquice. Embora você tenha dito que algumas ações não alteram nada e acabam tendo o mesmo fim, acho interessante pois isso acaba te fazendo jogar mais vezes pra ver qual ação daria num final que te agradaria mais, fazendo assim o jogo mais viciante, sabe?
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho interessante ficar jogando várias e várias vezes, mas tem algumas são tão fakes que faz a pessoa jogar ainda mais vezes para nada. Eu amo essas gêmeas, mesmo elas mal aparecerem por morrerem no começo <3

      Bites!

      Excluir
  2. Interessante, parece ser bom, mas eu infelizmente não consigo jogar, porque eu fico tensa de mais, maas se alguém tiver jogando eu vejo numa boa kkkk

    http://blogreverse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca consegui jogar um jogo de terror sozinha na vida. Mesmo eu jogando sozinha, se não tiver pelo menos uma pessoa no mesmo ambiente eu não jogo XD

      Bites!

      Excluir
  3. Assisti o video desse jogo e achei muito interessante a historia, gostei da sua resenha, mas acabou dando uma esfriada na minha animação para o jogo, mas apesar dos defeitos vou jogar assim mesmo e ver o que vai dá, tenho jogado Mass Effect e Dragon Age, são RPGs com historias bem legais, talvez te interesse, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com os defeitos é um jogo que dá pra se apegar, eu critiquei pesado, mas quando alguém compartilha algo eu fico "amoooo esse jogo" porque amor não vê defeitos kkk Nunca joguei Mass Effect ou Dragon Age, mas estão na minha lista.

      Bites!

      Excluir
  4. Oie o/
    Esse jogo..eu jhá ouvi falar dele, inclusive meu namorado queria que eu jogasse junto hehehe.
    Achei os gráficos muito bons e sua resenha está bem explicativa. Meu único problema com games é que não tenho paciência pra jogar mesmo quando a história é boa, eu não consigo me apegar hehehe.

    Nossa, o UP ABC pertinho enão foi? O evento foi legal sim..tipo, padrão de evento mas eu acho lá um bom local e tinha bastante sombra também XD.
    E sobre Laranja Mecânica..ele é aquele tipo de filme que ou se ama ou se odeia hehehe.
    E valeu por ter curtido o cosplay mesmo não gostando da obra XD
    bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi que cê não tem muita coisa de jogo. Imagino que seja por isso XD Eu adoro jogos, diferente de livros, filmes e séries, é a unica coisa que consigo repetir várias vezes seguidas em um curto espaço de tempo.

      Bites!

      Excluir
  5. Nossa, não sabia que o jogo trolava a gente, eu imaginei também que por ter muitas alternativas dava pra fazer muitas coisas, mas eu amei esse vilão, amei no sentido de odiar, claro ahhahaha! Eu achei surpreendente porque fiquei com muita dúvida sobre quem seria, e o final mesmo que não tem muito a ver (vamos falar assim pra nao ter spoilers aqui nos coments tb) me chamou atenção mais ainda! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha primeira reação foi achar que limitou bastante, me decepcionou um pouco, mas depois eu mudei um pouco a ideia. É algo que vejo raramente nas obras, gosto quando usam coisas mais underground.

      Bites!

      Excluir
  6. Ah, e eu não vi que não estava te seguindo! Agora já estou! ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário