A Guerra dos Tronos




Volume Um da saga As Crônicas de Gelo e Fogo
Autor: George Raymond Richard Martin
Lançamento:  Originalmente 6 de Agosto de 1996 nos EUA, no Brasil em Setembro de 2010
Editora: LeYa
592 páginas
Sinopse Oficial:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

A saga As Crônicas de Fogo e Gelo apresenta o mundo e o que rodeia os Sete Reinos de Westeros e as lutas pelo Trono de Ferro.
Neste primeiro livro podem ser separadas três histórias paralelas, com três diferentes ameaças ao trono.
A Muralha: A enorme Muralha que protege os Sete Reinos do desconhecido ao norte, monstros, selvagens e Os Outros, criaturas mortas-vivas que matam sem piedade, além do devastador Inverno que está por vir. Protegida pela Patrulha da Noite, homens que juraram protege-la até o fim de suas vidas. Onde ficam o filho bastardo de Ned Stark, Jon Snow e seu irmão, Benjen Stark
Os Sete Reinos: Onde se econtra Eddard Stark, Mão do Rei, para proteger Robert Baratheon da familia da própria rainha, os Lannisters. Porém não são o único problema e os únicos que conspiram para ter o Trono.
O Leste: Nas terras além do Mar Estreito onde atualmente se encontram os últimos herdeiros do antigo Rei, Aerys Targaryen, Viserys e Daenerys exilados. Onde Viserys casa Daenerys com o maior rei bárbaro, Khal Drogo, em troca de um exercito para recuperar a coroa de direito.

Os capitúlos do livros são entitulados comos nomes de oito personagens, cada um representando seu ponto de vista:

Eddard Stark: Senhor de Winterfell e Protetor do Norte, Lorde da Casa Stark, é convocado para Mão do Rei pelo rei e melhor amigo depois que a atual, Jon Arryn, considerado um pai para ambos, morre.
Um homem honrado de cabelo castanho escuro. Viaja para o Sul, a Porto Real, capital do reino.
Catelyn Tully Stark: Esposa de Ned Stark, pertencente à Casa Tully de Correrio. Uma mulher ruiva do Sul que seria capaz de fazer tudo pelo marido. Permanece em Winterfell com o filho mais velho, Lorde Robb, na ausencia do pai, e os outros filhos Rickon e Bran.
Sansa Stark: Filha mais velha dos Stark(atras do irmão Robb) Possui o jeito Tully, rosto delicado e cabelos ruivos. Uma verdadeira dama que nunca se esquece das boas maneiras. Prometida de Príncipe Joffrey Baratheon Lannister. Vai com o pai para o sul.
Arya Stark: Filha mais nova. A única Stark que trouxe as feições do pai, cabelos castanhos e maçãs fortes. Facilmente confundida com um rapaz pela falta de maneiras e amor por aventuras e lutas, não entende por que as mulheres não podem fazer as mesmas coisas que os homens. Extremo oposto de Sansa e pesadelo de sua Septã, Mordane. Vai com o pai para o sul.
Brandom Stark: Mais chamado de Bran. Segundo mais novo. Sofre um acidente(cujo Lannistes estão profundamente envolvidos) caindo de um torre que escala e fica paraplégico. Teria ido ao Sul, mas por conda disto permanece no Norte com os irmãos e a mãe.
Jon Snow: Filho bastardo de Eddard com uma plebéia. Jon não sabe nada sobre sua mãe, um passado que seu pai se recusa a conversar, com qualquer um. O único deslize na honra de Lorde Eddard Stark, fazendo com que o leve para casa e o crie com os outros filhos. Profundamente odiado por Cat, principalmente por ser o unico filho de Ned que se parece com ele, e não é dela. O mundo e os deuses não dão lugar aos bastardos, a não ser na Muralha, onde Jon é um dos poucos a ir por vontade propria, além do tio Benjen, prestar o juramente e se tornar Patrulheiro.
Tyrion Lannister: Filho mais novo de Lorde Twin Lannister, irmão da Rainha Cersei e seu gemeo Jaime, é anão, deformado e rejeitado internamente pela família. Um homem solteiro, sarcástico e fanfarrão, o maior ganha pão das prostitutas de todo o reino. Pelo "amor" que tem entre sua família, nunca se sabe que lado está.
Daenerys Targaryen: irmã de Viserys, filhos do antigo Rei, exilados além do Mar Estreito. Viviam hospedados com um Magister até que Viserys a casa com um guerreiro nomade dothraki, Khal Drogo, rei de um grupo com mais de 40 mil soldados, em troca de um exercito para reaver os Sete Reinos. Cabelos loiros prateados, olhos violeta, a inumana beleza Targaryen. Confia cegamente em Viserys e obedece tristemente suas ordens com medo de irrita-lo e tenta ajuda-lo a cumprir a promessa de voltar a sua casa, pela qual mal se recorda.

   George Martin não só criou uma série, criou um universo inteiro. Cada personagem tem nome, cada nome tem seu lugar, cada lugar tem sua história e todas se conectam de maneira elaborada e frágil. São muitos detalhes, muita sutileza, e uma cabeça excepcionalmente criativa e habilidosa para manuzea-los.
  O mundo de Westeros e além mistura perfeitamente confiltos reais com fantasia. Ao passo em que Ned Stark protege seu amigo, o Rei Robert Baratheon, das tiranias, conspirações e traições da corte em Porto Real, seu irmão Benjen luta com os Andarilhos Brancos e outros mistérios aterrorizantes para lá da Muralha com a Patrulha da Noite.
  O capricho também foi dado aos personagens,que pouco tem do heroísmo perfeito e fantasioso dos livros.  Possuem caracteristicas bem realistas, nenhum é perfeito, ora estamos o apoiando, até que chega um ponto em que ele faz algo que descordamos. E ainda com a divisão de capitulos por ponto de vista, que também foi algo inteiramente novo para mim, temos a oportunidade de ver um lado dos personagens pouco mostrados em outras obras, além do principal, as vezes aquele personagem que odiamos passamos a compreende-lo, ou a odia-lo ainda mais
  Martin criou a maior aventura épica dos séculos, um mundo inteiramente novo e surpreendente, que apesar do seu "tamanho nem um pouco comentado", vale mais do que a pena mergulhar.

Tary Belmont

CURIOSIDADES

Em  Abril de 2011, a HBO lançou uma série entitulada Game of Thrones, baseada na série de livros. Com previsão para uma segunda temporada, referente respectivamente ao segundo livro para Abril de 2012.

Há Previsão de um RPG que será lançado em 6 de Março de 2012 para XBOX 360, PlayStation 3 e PC entitulado A Game of Thrones baseado na série de TV.

Por sua extensão, o primeiro volume foi dividido em dois em Portugal, A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo.

Comentários